Visão geral
Data de início e conclusão do grupo: 19, 26 de fevereiro e 5,12 de março de 2025 entre as 14h30 e as 16h00
Local: Espaço de Psicologia e Bem-Estar
Destinatários: Estudantes do IPCA
Vagas previstas: 12
Prazo para inscrições: 13 de Fevereiro de 2025
Contactos: gab.psicologia@ipca.pt
Link para inscrições aqui: https://forms.office.com/e/96ejNiZYcB
Descrição do grupo terapêutico
A terapia de grupo é uma forma de terapia em que um grupo de indivíduos, cuidadosamente selecionados, se reúne regularmente com um propósito terapêutico, sob a orientação de um ou dois terapeutas.
Os grupos são formados por indivíduos que partilham um problema ou preocupação em comum. Destina-se, por isso, a pessoas motivadas em refletir sobre os seus sentimentos e comportamentos, bem como ouvir os dos outros.
Com o grupo terapêutico Desatar o nó da ansiedade pretende-se criar um espaço onde os estudantes reúnem guiados por um psicólogo para partilhar as suas experiências, pensamentos e emoções relacionadas com a ansiedade. Através da partilha de estratégias de coping e da criação de um ambiente seguro, os participantes podem aprender a lidar melhor com os sintomas e a sentir-se menos sozinhos no processo.
Objetivos
- Potenciar o crescimento pessoal;
- Potenciar a capacidade de resolução de problemas;
- Aumentar a capacidade em lidar com o Stresse e Ansiedade;
- Aumentar a capacidade de autorregulação emocional;
- Aumentar o bem-estar geral;
Programa
19, 26 de fevereiro e 5,12 de março de 2025 entre as 14h30 e as 16h00
Semana 1: Constituição do grupo e psicologia e neurociência da ansiedade
Semana 2: Os gatilhos da ansiedade
Semana 3: Ciclos de preocupação e de medo
Semana 4: Ferramentas simples para quebrar o ciclo da ansiedade
Psicóloga:
Elena Vanica – Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Pádua, Itália
Facilitadora de Mindfulness para crianças (pela Mindful Schools, USA) e para adultos (pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Brown, USA)
Certificado de Competências Pedagógicas de Formadora