Fundação José Neves
Estas bolsas estão disponíveis aos estudantes do IPCA no âmbito da celebração de uma parceria da Instituição com a Fundação José Neves.
Os estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) do primeiro dos cursos de mestrado em Engenharia Informática, Engenharia Eletrónica e de Computadores, Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Design Digital já podem apresentar a sua candidatura para as bolsas de estudo do programa “Income Share Agreement” da Fundação José Neves (ISA FJN).
Estas bolsas estão disponíveis aos estudantes do IPCA no âmbito da celebração de uma parceria da Instituição com a Fundação José Neves e tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolver o potencial humano através da atribuição de bolsas de estudo.
A escolha dos cursos do IPCA, a constar deste programa, são da responsabilidade da FJN e resulta dos fins visados pela Fundação, estando sujeitos a alterações/revisões a cada ano letivo.
A IPCA é uma das 22 entidades parceiras da FJN no âmbito do programa ISA FJN. Este programa, pioneiro a nível nacional, pretende apoiar o acesso à formação e a aquisição de competências por parte da população portuguesa através da atribuição de 1500 bolsas de estudo correspondentes ao valor da propina. Esta bolsa será devolvida pelos estudantes no futuro, se tiverem um emprego e um salário acima de um valor previamente definido e dependente do curso e do salário expectável.
Os estudantes interessados podem candidatar-se em https://joseneves.org/pt/definicao-isa, autenticando-se com a chave móvel digital do cartão de cidadão e submetendo o comprovativo de inscrição no curso ou formação, o comprovativo da conta à ordem e a declaração de IRS.
Se a candidatura for aprovada, a FJN efetua o pagamento da propina diretamente à instituição de ensino. Mais informações em isa@joseneves.org
-
Web: https://joseneves.org/pt/definicao-isa
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaojoseneves
YouTube: https://www.youtube.com/c/fundacaojoseneves
-
E-mail: hello@joseneves.org
Morada: Rua Azevedo Coutinho, 39 – 4100-100 Porto
Bolsas Santander Futuro
O Santander Universidades lançou no passado dia 21 de setembro a 2ª edição do programa de bolsas de apoio social Santander Futuro, intituladas BOLSAS SANTANDER FUTURO e cujas candidaturas estão abertas até ao próximo dia 6 de novembro.
De seguida apresentam-se as principais disposições que regem a atribuição das BOLSAS SANTANDER FUTURO.
1. Objetivos
As BOLSAS SANTANDER FUTURO são destinadas ao apoio a estudantes de Instituições de Ensino Superior beneficiárias de mecenato do SANTANDER, onde se inclui o IPCA, e têm como objetivo contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar por parte dos beneficiários.
2. Número e valor das bolsas
Serão atribuídas 34 BOLSAS SANTANDER FUTURO no valor de 500,00€
3. Plataforma para submissão das candidaturas.
As candidaturas são exclusivamente submetidas através da plataforma www.bolsas-santander.com.
4. Condições de elegibilidade
- Inscrição válida na IES aderente em pelo menos 30 ECTS, exceto em situação de conclusão de curso.
- Mérito escolar. Os candidatos, deverão demonstrar aproveitamento no ano letivo anteriormente frequentado.
- Comprovada necessidade de apoio financeiro para prosseguir os estudos no 1º e 2º ciclo (licenciatura e mestrado) de ensino superior.
- Rendimento anual pessoal ou familiar per capita, conforme IRS de 2019, igual ou inferior a 22 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), correspondendo, nas Edições deste Programa, ao valor total de 9.653,82 € (Nove mil seiscentos e cinquenta e três euros e oitenta e dois cêntimos).
- Apresentação de prova de situação económico-financeira que conduz o aluno à necessidade da bolsa para prosseguir os estudos.
5. Documentos necessários à candidatura
Modelo 3 do IRS de 2019;
Documentação que poderá ser apresentada para comprovar a situação económico-financeira do agregado familiar do candidato: documento comprovativo de situação de desemprego, extrato de remunerações da Segurança Social, declaração da Segurança Social em como não recebe prestações sociais/pensões, Modelo 22 do IRC, Certidão do Registo Comercial, despesas com créditos (exemplo: crédito à habitação), valor de outras bolsas (exemplo: bolsas de estudo da DGES).
NOTA: Estes documentos deverão ser anexados no campo “Outros documentos solicitados pela Instituição de Ensino Superior” em formato de ficheiro
6. Avaliação e seriação das candidaturas
As candidaturas são avaliadas e seriadas por uma Comissão nomeada pelo IPCA especialmente para este efeito
As candidaturas serão ordenadas de forma decrescente de acordo com a situação económico-financeira dos candidatos
7. Atribuição das BOLSAS SANTANDER FUTURO
As BOLSAS SANTANDER FUTURO serão atribuídas aos candidatos melhor classificados, até se atingir as 34 bolsas;
A lista dos candidatos a quem foram atribuídas BOLSAS, será divulgada através do portal www.bolsas-santander.com, bem como por todos os meios digitais e físicos habituais e através de mensagem por correio eletrónico para todos os candidatos.
Os beneficiários terão de manifestar a sua intenção de utilizar a BOLSA atribuída, bem como a aceitação das regras implícitas nos termos indicados no ato de inscrição no portal.
As BOLSAS SANTANDER FUTURO serão pagas aos beneficiários pelo IPCA, através de transferência eletrónica para uma conta bancária em nome de beneficiário da bolsa no SANTANDER.
Para informações adicionais, contactar os Serviços de Ação Social do IPCA.
-
(informação a definir)
-
(informação a inserir)
-
(mais informação)