Posso permanecer na Residência durante os meses de julho e de agosto?
Não.
Durante as férias (meses de julho e agosto), terás de remover do quarto todos os objetos e pertences.
Em situações excecionais pode ser permitido que alguns bens fiquem depositados num espaço da residência e mediante disponibilidade desde que devidamente acondicionados e identificados.
Os SASIPCA não se responsabilizam pela guarda dos bens.
Nota: se os bens dos residentes não forem levantados pelos residentes no prazo de sessenta dias, a contar desde a data da saída da residência, revertem para os SASIPCA que darão aos mesmos o destino considerado adequado.
Posso mudar de Quarto?
Sim.
Porém, por norma privilegia-se a manutenção no quarto inicialmente atribuído.
Contudo, se houver necessidade de mudar de quarto tens que fazeres um pedido, junto dos SASIPCA, expondo por escrito os motivos e fundamentos do mesmo.
O pedido de mudança será avaliado pelos serviços, sendo a decisão tomada com base na disponibilidade de quartos e dos motivos invocados.
Que cuidados devo ter com o meu quarto.
É da responsabilidade do residente a conservação e limpeza do quarto e dos equipamentos, assim como da higienização da roupa de cama e de banho.
Neste sentido, deves proceder à limpeza regular do quarto e assegurar uma utilização responsável do equipamento e mobiliário disponíveis.
O que posso fazer no meu quarto.
Não deves retirar e/ou deslocar material, mobília, equipamento e outros utensílios adstritos aos quartos ou atribuir-lhe outro fim que não seja o determinado pelos SASIPCA. Nem deves colar posters, cartazes ou autocolantes nas paredes e portas, bem como efetuar qualquer tipo de inscrições nas mesmas.
Este tipo de comportamentos conduz a um desgaste mais rápido destes bens.
Não deves cometer nenhuma das infrações mencionadas no Regulamento de Funcionamento da Residência.
Nem deves efetuar qualquer tipo de estragos na estrutura das Residências ou nos seus equipamentos.
Adota comportamentos responsáveis e evita coimas e penalizações.
Que comportamento devo adotar durante a estadia na Residência.
Durante a estadia na Residência deves pautar o teu comportamento de acordo com o Regulamento de Funcionamento da Residência de Estudantes
Regulamento_ despacho 5775_2023_ 22 de maio
Posso ter visitas no meu quarto?
Não.
Só é permitida a permanência de não residentes nas Residências, nos seguintes moldes:
- Sob motivo de visita entre as 9h e as 22h;
- Exclusivamente a estudantes do IPCA;
- Mediante entrega obrigatória de um documento de identificação, que não o cartão de cidadão, enquanto permanecer dentro das instalações, ao trabalhador de serviço na Receção/Portaria.
O acesso de estudantes não residentes apenas é permitido nas zonas de convívio e salas de estudo, desde que devidamente acompanhados por estudantes residentes.
Se tiver algum tipo de problema como devo proceder?
Na presença de qualquer situação problemática ao nível das instalações e/ou de convivência, deves entrar em contacto com o rececionista de serviço ou com os Serviços de Ação Social.
No caso de perda do cartão de acesso, deves informar imediatamente o rececionista e os Serviços de Ação Social de forma proceder à substituição, sendo o valor correspondente à substituição fixado por despacho e imputado ao estudante.
No momento de saída da residência o que devo fazer?
Na data de saída será realizada uma verificação do estado de conservação do quarto, do estado do mobiliário e da roupa e preenchida a ficha de avaliação que será assinada pelo estudante e pelo colaborador dos SASIPCA.
Esta verificação do estado do quarto será efetuada, por regra, entre as 14h00 – 17h00.
A saída será devidamente oficializada, após a entrega do cartão de acesso e da ficha de estado de conservação do quarto validada pelos SASIPCA.