Queres ser voluntário?
Inscreve-te na Bolsa de Voluntariado e participa nas iniciativas do IPCA ou de outras instituições parceiras deste projeto, (envia um e-mail para sas@ipca.pt).
O que é o Voluntariado.
O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral.
Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.
É uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário, as acções a desenvolver, deverão ser de interesse social, comunitário e cultural.
O que é ser Voluntário.
É um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, a desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade.
Atuar como voluntário é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em gratuitidade no exercício da actividade, prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade.
Ser-se voluntário é, também, ter convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras.
Bases do enquadramento jurídico do voluntariado:
Lei nº 71/98, de 3 de novembro.