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Designação do Projeto: FI@SAS FRAMEWORK DE INTEROPERABILIDADE DE SERVIÇOS BÁSICOS PARA A COMUNIDADE DO IPVC, IPB E IPCA

Projeto nº: POCI-02-0550-FEDER-022234

Objetivo principal: Melhorar o acesso às tecnologias de informação e comunicação, bem como a sua utilização e qualidade

Entidades beneficiárias: Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Bragança e Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Data de aprovação: 21/11/2016

Data de início: 01/01/2017

Data de conclusão: 31/12/2018

Custo total elegível: 1.167.810,06€

Apoio financeiro da UE: FEDER: 964.108,26€; FSE: 28.530,29€

Apoio financeiro público nacional: 175.171,51€

Objetivos do projeto:

A operação FI@SAS Framework de Interoperabilidade de Serviços Básicos para a Comunidade do IPVC, IPB e IPCA visa disponibilizar em parceria soluções de aplicações tecnológicas no âmbito de serviços de suporte aos alunos, em particular os que se encontram na dependência da ação social, que serão partilhadas pelas três entidades.

Considerando o diagnóstico e as necessidades identificadas, operação visa atingir os seguintes objetivos estratégicos:

  1. Assegurar a modernizar os serviços básicos de apoio aos alunos prestados pelos promotores;
  2. Promover a prestação de serviços transversais no âmbito do consórcio dos Politécnicos da Região Norte;
  3. Melhorar a qualidade dos serviços prestados aos diversos clientes, internos e externos;
  4. Digitalizar e desmaterializar os serviços prestados de apoio social, numa lógica de integração de recursos, de cooperação e de funcionamento em rede;
  5. Promover a disponibilização de serviços eletrónicos multicanal;
  6. Desenvolver e integrar sistemas e infraestruturas tecnológicas dos três parceiros de forma a permitir suportar novos modelos de atendimento, em especial ao atendimento digital assistido, incluindo os sistemas de backoffice;
  7. Assegurar a integração da plataforma de serviços básicos de apoio aos alunos com sistemas e infraestruturas tecnológicas existentes nas diferentes áreas setoriais e níveis de administração e em particular através da integração na iAP;
  8. Facilitar o acesso aos serviços dos alunos das três instituições envolvidas no projetos, bem como de outros clientes internos e externos, através da criação de um sistema de autenticação único, no âmbito da implementação da regra uma só vez, com integração com os sistemas chave móvel digital e cartão de cidadão;
  9. Aumentar a eficiência e promover a redução de custos de investimento e de contexto dos parceiros;
  10. Melhorar a governança e a transparência dos Serviços de Ação Social;
  11. Promover a reengenharia de processos e a desburocratização dos serviços;
  12. Facilitar os processos de internacionalização dos Institutos Politécnicos parceiros;
  13. Implementar soluções inovadoras que permitam a definição de novos standards de prestação de apoios ao nível dos Serviços e Ação Social em Portugal;
  14. Criar boas práticas que possam ser disseminadas a nível nacional e internacional;

 

Deste modo, por forma a se atingir os objetivos propostos, a operação é dividida nas seguintes atividades, a implementar nos anos de 2017 e 2018:

  1. Desenvolvimento da Framework de interoperabilidade;
  2. Desenvolvimento de uma plataforma de gestão de serviços de alojamento;
  3. Desenvolvimento de uma plataforma de Comunicação digital;
  4. Formação interna;
  5. Plano de marketing e divulgação interna e externa da operação.

 

Nesta sequência, este projeto baseia-se num modelo de serviço público centrado nos cidadãos com atuação na simplificação legislativa e administrativa, na normalização de processos, na administração em rede e na racionalização da distribuição de serviços públicos, sustentados no uso intensivo de TIC.